-
Arquitetos: Milwicz Architekci
- Área: 155 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Przemysław Turlej
-
Fabricantes: Brokis, HAY, Miniforms
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada perto de Poznań, em uma área tranquila rodeada por uma floresta. O objetivo principal do projeto era criar um corpo longitudinal simples que separasse a casa da rua e se abrisse para o jardim, garantindo a privacidade. Do jardim, há uma vista da bela vegetação circundante a partir de uma série de janelas com 22 metros de comprimento. A grande quantidade de janelas também representa um desafio, o superaquecimento do edifício. Entretanto, no caso desta casa, as árvores decíduas resolvem este problema. No verão, elas formam uma barreira à luz solar e no inverno, após a perda das folhas, permitem o livre acesso.
Um dos objetivos do projeto era fornecer fachos de luz natural no interior ao longo do dia. Três aberturas principais na área de estar cumprem essa tarefa: um assento na janela — no leste; uma janela de empena triangular — no sul, e a terceira inserida acima da linha de visão, na parede da lareira de pedra. O efeito é um interior cheio de luz, sem perder a privacidade, apesar do edifício vizinho estar localizado nas proximidades da casa. Uma sequência de esquadrias com 22 metros de comprimento junto a uma das fachadas do volume, também possibilita a entrada de luz do oeste, sendo a abertura principal para a vista.
A paixão dos clientes — o alpinismo — foi a inspiração principal do projeto. O amor dos investidores em estar rodeados pela natureza e em comunhão com materiais naturais refletiu-se no interior da casa. O volume é uma interpretação moderna dos abrigos encontrados em trilhas de montanha — quentes e aconchegantes, proporcionando uma sensação de segurança e cercados pela natureza. A tranquilidade do interior é um lembrete da experiência dos proprietários durante as trilhas. O desafio foi o forro da sala de estar com a treliça exposta, que exigia a precisão do carpinteiro, pois cada elemento era visível, bem como o uso de uma classe visual superior da madeira estrutural. O efeito final foi gratificante, pois o teto aquece o interior, conferindo-lhe uma atmosfera única. Além disso, quando iluminado, corresponde perfeitamente com a lareira em chamas.
Uma solução distinta para este projeto é uma seção construída em torno de uma caixa, que se pode percorrer a pé. O volume abriga as áreas molhadas, ou seja, uma área de serviço, uma segunda cozinha e um impressionante banheiro, com grandes janelas junto à banheira. Um elemento interessante deste ambiente é o uso de um conglomerado marmorizado retroiluminado, que torna o interior aconchegante durante o banho noturno, apesar da grande abertura. Durante o dia, ele se assemelha a um clássico terrazzo.
O armário da cozinha permite o fechamento do volume ao lado da sala de estar, em uma tonalidade escura. A caixa também é uma zona de amortecimento para o quarto, localizado no final da casa. As suas cores agradáveis e a madeira permitem-lhe relaxar enquanto aprecia a vista do jardim. O espelho ao lado da cama foi uma escolha interessante, a cama está localizada na extensão do corredor, intensificando seu comprimento, repetindo o ritmo dos pilares da construção.
O coração da casa é uma espaçosa sala de estar e de jantar, com pendentes de vidro acima da mesa, o sonho dos clientes. A extensão da sala de estar, chamada sala de café tornou-se um lugar particularmente isolado e convidativo na casa. É um espaço bem iluminado, propício à leitura de um livro ou exercícios. A extensão da cobertura da sala permitiu a criação de um terraço, que tem o mesmo forro criando um prolongamento óptico e ofuscamento da fronteira entre a zona de relaxamento externa e interna.
Diversas áreas de trabalho foram dispostas na casa. Uma delas está localizada no mezanino, de onde se pode observar o cotidiano dos moradores, isolando ao mesmo tempo, a área de trabalho e de convivência. A fachada minimalista do edifício foi parcialmente revestida com pedras naturais, remetendo a parede da lareira. As demais são revestidas com o mesmo material que o telhado — telhas cor carvão vegetal.